Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

09/08/17 | Sonia Pestana – Coremetro

Pilotagem defensiva para motociclistas

Curso visa garantir a integridade física dos servidores por meio da conscientização, prevenção e redução de acidentes de trânsito

Com o objetivo de instruir os servidores no caminho da prevenção de acidentes com motociclistas, o Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass), da Coordenadoria de Unidade Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), idealizou o curso “Pilotagem Defensiva para Motociclistas”. Para o bom andamento da ação, a organização do curso ficou sob responsabilidade da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) de cada unidade prisional e a Escola de Administração Penitenciária (EAP), responsável pela efetiva realização do curso.

Com aulas teórica e prática, o curso foi ministrado por instrutores da EAP credenciados pelo Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) nas Penitenciárias “ASP Joaquim Fonseca Lopes”, de Parelheiros, “Mário de Mora e Albuquerque” e “Nilton Silva”, respectivamente PI e PII de Franco da Rocha, nos meses de junho e julho. No total, estiveram envolvidos cerca de 60 servidores.

Segundo a diretora do CQVidass, Valéria Aparecida da Costa, a análise das Notificações de Acidentes de Trabalho (NATs), indicaram a necessidade de ação. De acordo com ela, as notificações, relatadas pela Cipa, indicaram o grande número de acidentes de trajeto envolvendo servidores com o uso de motocicletas, o que ocasiona frequentes afastamentos em virtude de fraturas, amputações e, infelizmente, alguns óbitos.

Nas aulas estão previstas abordagens importantes para a preservação da vida, como equipamentos de proteção; manutenções necessárias; fundamentos da direção defensiva; técnicas de frenagem; realização de curvas, além do Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Para os servidores, o curso superou as expectativas, já que agregou conhecimento e técnica que não foram adquiridos nas abordagens da auto-escola. Segundo os Agentes de Segurança Penitenciária (ASP), André Luiz Lopes Pereira e Evandro Vinícius da Silva Couto, as aulas foram abrangentes e trouxeram alertas sobre cuidados ao pilotar, corrigindo inclusive os maus hábitos adquiridos ao longo do tempo e garantiram que, a partir do que aprenderam, poderão evitar acidentes futuros.

“O curso está voltado para a preservação da vida do funcionário e dificilmente se consegue algo semelhante por aí”, afirmou José Clocifon Leite, servidor da Penitenciária II de Franco da Rocha. Além disso, ele também fez questão de destacar o privilégio de fazer o curso sem custo e de ter um local adequado e de fácil acesso para todos.

aasassa
Topo