Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

09/08/17 | Eliane Borges - Croeste

CQVidass-Oeste viabiliza análise nutricional, hemograma e testes rápidos a servidores

Programa de Saúde Nutricional teve início pela Croeste e deve se estender as unidades prisionais da região

No primeiro semestre de 2017, o Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor da Região Oeste (CQVidass-Oeste) desenvolveu diversas atividades em prol da saúde dos servidores. A grande novidade está no Programa de Saúde Nutricional iniciado no mês de julho, na sede, com a proposta de se desenvolver também nas unidades prisionais. Além desta, os servidores participaram de outras ações como testes rápidos para diagnóstico de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e exames de sangue e urina.

A primeira atividade do programa ocorreu na Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste) nos dias 12 e 19 de julho, efetuada pela nutricionista Adaiana da Rocha Carvalho. A profissional avaliou Índice de Massa Corporal (IMC), gordura (corporal, muscular e visceral), metabolismo, idade biológica e esclareceu dúvidas alimentares de 40 funcionários. Ela ainda visitou a Penitenciária “Maurício Henrique Guimarães Pereira” de Presidente Venceslau (PII) onde executou 35 avaliações.

Concomitante à análise nutricional, os beneficiados puderam, gratuitamente, realizar testes rápidos para DSTs como HIV, Sífilis e Hepatites B e C, sob estrito sigilo, com a enfermeira Rosemeire Andrade. O exame parte de uma gota de sangue coletada da ponta do dedo depositada em dispositivos de testes que, em meia hora, sinaliza o resultado, possibilitando o aconselhamento necessário imediatamente.

No dia 20 de julho, os mesmos servidores foram submetidos a exames laboratoriais de sangue e urina, na própria Croeste, com a coleta de 25 amostras, sendo esta a segunda fase de atividades relacionadas à implantação do Projeto Prontuário Funcional, instituído em 2016. A coleta dos materiais foi efetuada por duas enfermeiras do laboratório conveniado à Santa Casa de Presidente Venceslau, as quais também executaram os mesmos procedimentos com funcionários da Penitenciária “Zwinglio Ferreira” e PII do município e do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caiuá.

Serão proporcionadas 25 análises diferentes para cada amostra sanguínea, visando hemograma completo, amilase, glicemia, proteínas totais e frações, colesterol total e HDL, triglicerídeos, ácido úrico, uréia, creatinina, sódio e potássio, cálcio, T4 livre e TSH (avalia distúrbios da tireóide), TGO, TGP, GGT, bilirrubina direta e indireta, fosfatase alcalina, CPK, PSA Total (para diagnóstico do câncer de próstata) e Urina +bactereoscopia.

Outras ações

Em fevereiro, os funcionários já haviam participado de exames para medição de glicemia e aferição de pressão arterial, além de receberem orientações sobre diabetes e hipertensão, durante a 1ª Blitz da Saúde realizada no local. Em março, foi a vez dos motoristas passarem por testes audiométricos para detecção de possíveis problemas auditivos, o que demonstra a preocupação constante da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) com os profissionais.

aasassa
Topo