01/08/17 | Amanda de Oliveira – CRC

Penitenciária de Piracicaba completa um ano

Projeto de Horta Orgânica foi apresentado durante a solenidade

A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) comemorou na manhã da quarta-feira 26 de julho, em ato solene, um ano da unidade prisional de Piracicaba. Inaugurada em 26 de julho de 2016, e com mais de 11 mil m² de área construída, o complexo é parte do Plano de Expansão de Unidades Prisionais no Estado de São Paulo e conta com diversas parcerias que segundo o Diretor Técnico da unidade, Élcio José Bonságlia, o êxito é fruto de um trabalho desenvolvido por um corpo funcional comprometido. “A missão da SAP é firmar parcerias, pensar na laborterapia do reeducando e prepará-lo para a sociedade quando egresso”.

Para o diretor do Grupo Regional de Ações do Trabalho e Educação (Grate), Ozério Tadeu Pereira, essas parcerias são imprescindíveis para o sistema penitenciário, uma vez que vão ao encontro do processo de reinserção social.

Com um trabalho desenvolvido com a Prefeitura Municipal de Piracicaba, a Secretaria de Saúde, Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), entidades religiosas e empresas, o resultado não poderia ser diferente. “A prefeitura, dentro de suas limitações, ajuda na área da saúde e agricultura com o objetivo de colaborar com a redução de custos e com a ressocialização do preso”, resume Barjas Negri, prefeito do município.

Reconhecida pelo Juiz da Corregedoria dos Presídios da região, por meio do Departamento Estaduais de Execuções Criminais (Deecrim), Luiz Augusto Barrichello Neto, a unidade foi avaliada como uma das melhores do Estado de São Paulo: “Reconheço o bom trabalho visando a ressocialização do preso. Muitos lá fora pensam que os presídios são verdadeiras masmorras como no passado, mas a realidade de hoje está sendo mudada. A penitenciária de Piracicaba com cerca de 1.700 presos tornou-se um modelo por investir em educação, saúde, frente do trabalho e parcerias com a prefeitura”, destaca Neto.

A unidade conta também na área externa com o ‘Espaço Pausare’, que tem como objetivo proporcionar ao funcionário um momento de descanso. “Hoje estamos comemorando a realização de um sonho por meio de trabalho árduo, de muita dedicação por parte de toda equipe e o corpo funcional merece o Espaço Pausare”, diz Bonságlia. O local foi usado para apresentação da Orquestra da Polícia Militar de Campinas.

A Horta

Apresentada oficialmente durante a cerimônia, a Horta Orgânica é um dos projetos sociais que têm como um dos principais objetivos o processo de remição de pena. A cada três dias trabalhados, o preso tem um dia de pena reduzido. De acordo com Evelise Moncaio Moda, Engenheira Agrônoma da Sema, a horta oferece cerca de 4 mil refeições diárias e é cultivada pela mão de obra carcerária. Só na área de alface, a expectativa é que cerca de R$36 mil sejam economizados durante o ano.

O projeto futuro é produzir legumes e um pomar com pés de banana nanica e limão. O excedente da produção será doado para escolas municipais.

O projeto da horta que é chamado “Semeando Vidas, Colhendo Esperança”, em um trabalho conjunto com o Centro de Ressocialização Feminino de Piracicaba, recebeu de empresas parceiras alguns insumos para implementar a produção, telas de sombreamento para o desenvolvimento da horta orgânica, mudas, entre outros.

Segundo Angela Domínguez, responsável pelo marketing da empresa Solpack, que doou as telas de sombreamento para a horta; a importância de contribuir com o projeto é aliar a responsabilidade social e ambiental no fortalecimento da agricultura.

“A parceria está perfeitamente dentro do projeto com a unidade através do Sistema de Patrulha Agrícola para prestar serviço ao pequeno agricultor”, salienta o Secretário Municipal de Agricultura Waldemar Gimenez. A solenidade foi encerrada com um passeio pela horta.