Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

25/07/17 | Kelma Jucá – Interlocutora Corevali

Presos de Mongaguá e S. J. dos Campos recebem Jornadas de Cidadania e Empregabilidade

Os serviços oferecidos incluem emissão de documentos pessoais, atendimentos de saúde, além de apresentação musical e teatro de reeducandos

Um idoso, um negro, um cadeirante e um homossexual. Cada um segurava uma letra da palavra ‘amor’ logo após a apresentação musical de “Monte Castelo”, de Renato Russo. Tal qual o início da canção, que diz “Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos sem amor eu nada seria”, a intenção do grupo era mostrar que toda discriminação deve ser combatida em qualquer circunstância ou lugar. Assim foi a abertura da Jornada de Cidadania e Empregabilidade no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dr. Rubens Aleixo Sendin” de Mongaguá, no dia 7 de junho. No dia 14, foi a vez do Centro de Detenção Provisória (CDP) de São José dos Campos sediar o evento.

Projeto da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) que se apoia no tripé saúde-cidadania-judiciário, as Jornadas oferecem uma série de serviços aos reeducandos, ao mesmo tempo em que lhes dá protagonismo para retomar a vida em liberdade. O propósito é levar ações que contribuam com a ressocialização dos presos.

Jornada na Baixada Santista

No CPP de Mongaguá, foram emitidos mais de 800 documentos civis, entre RGs, CPFs, Carteiras de Trabalho, Certidões de Nascimento e Casamento. Também foram feitos 175 atendimentos jurídicos e 429 de saúde.

Na abertura do evento, os participantes e convidados assistiram a dois grupos culturais da própria unidade. O “Somando para vencer”, composto por 15 reeducandos, recitou poemas. “Na matemática da vida, a amizade soma; o amor multiplica; o ódio divide; a inimizade diminui”, declamou Roger, de 28 anos.

Integrante do grupo “Fênix”, que cantou Legião Urbana ao lado de outros 12 reeducandos, Yuri, de 45 anos, disse: “O maior veículo que temos para retornar ao seio da família é o amor”.

A unidade ainda contou com uma exposição de artesanato produzido pelos reeducandos. Já a Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap) – que cuida de programas de educação para pessoas recolhidas em unidades prisionais – teve espaço para um showroom com carteiras escolares reformadas pelos presos; o objetivo da atividade é estimular a ressocialização do reeducando.

Para o diretor do CPP de Mongaguá, Alfredo Arthur de Almeida, a Jornada de Cidadania e Empregabilidade não é um simples evento. “Trata-se de um importante conjunto de ações efetivas, que visam a integração de instituições que compõem a sociedade, sejam elas públicas ou privadas, que juntas não se limitam a acreditar, mas atuam no processo de reintegração do homem preso, na sua reinserção na sociedade e no resgate de sua cidadania”, falou.

Jornada no Vale do Paraíba

Após a cerimônia de abertura da Jornada do CDP de São José dos Campos, a unidade teve uma série de palestras voltadas tanto para um grupo de 15 reeducandos, que ali representava a população carcerária, como para convidados e parceiros presentes.

Houve espaço para um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) falar sobre políticas criminais e também para professores de direito e de psicologia exporem as práticas de diálogos aplicadas em unidades prisionais da região do Vale do Paraíba. No dia, também foram emitidos mais de 170 documentos civis, realizados 579 atendimentos jurídicos e 890 de saúde.

Um dos pontos altos da jornada foi uma dinâmica que envolveu reeducandos, professores universitários, agentes penitenciários e representantes de instituições parceiras, cuja proposta era estimular a reflexão de que a reintegração do preso não é uma via de mão única, mas de mão-dupla, mostrando que também a sociedade deve se abrir ao cárcere.

Para o diretor do CDP de São José dos Campos, Marcelo Martins, a Jornada é uma oportunidade de abrir as portas da unidade em um evento positivo, que dá visibilidade às ações cotidianamente realizadas. “Em sua primeira edição neste CDP, o evento mostrou-se como importante instrumento ao proporcionar especial protagonismo ao detento, pois todas as ações são pensadas e executadas para eles, mesmo que indiretamente. Chamou atenção ainda o esforço de todo o corpo funcional em torno do mesmo objetivo, mostrando que a reintegração social não depende apenas dos presos, mas também da sociedade, com destaque para os servidores da unidade”, afirmou.

Atendimentos do Centro de Progressão Penitenciária “Dr. Rubens Aleixo Sendin” de Mongaguá

Emissão de cédula de identidade (RG): 228
Emissão de carteira de trabalho: 226
Emissão de certidão de nascimento/casamento – Arpen/SP: 295
Emissão de CPF: 107
Atendimento jurídico: 175
Atendimento de saúde: 429
Corte de cabelo: 140
Participação em palestra: 804
Total: 2.404 serviços prestados

Atendimentos do Centro de Detenção Provisória de São José dos Campos

Emissão de cédula de identidade (RG): 91
Emissão de certidão de nascimento/casamento: 34
Emissão de CPF: 47
Atendimento jurídico: 579
Atendimento de saúde: 890
Participação em palestra: 45
Total: 1.686 serviços prestados

aasassa
Topo