Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

25/07/17 | Eliane Borges – Interlocutora Croeste

Sentenciados de Tupi Paulista aprendem técnicas de suinocultura

Servidores capacitados pela Cati de Presidente Venceslau ministraram aulas na penitenciária

Do nascimento à castração de leitões, sentenciados da Penitenciária Masculina de Tupi Paulista estudaram técnicas de manejo durante curso de suinocultura ministrado na própria unidade prisional nos dias 3 e 4 de julho. O ensino ficou a cargo de servidores capacitados em setembro do ano passado na Penitenciária “Zwinglio Ferreira” de Presidente Venceslau (PI). A atividade preparou multiplicadores, que transmitiram os conhecimentos aos sentenciados das unidades participantes. O objetivo é melhorar qualidade da produção de carne nas pocilgas dos presídios.

Secar os leitões, amarrar, cortar e fazer assepsia no umbigo, pesar, colocar para mamar e castrar são alguns dos procedimentos que devem ser realizados nos primeiros 10 dias de vida dos suínos e que foram praticados durante o curso – dividido entre aulas teóricas e práticas, com oito horas de duração, para 16 sentenciados. Esse é o segundo de cinco cursos na área do agronegócio que serão promovidos, graças à parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap) e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati). Os participantes recebem certificado pelo treinamento.

Capacitação dos servidores

A aula teórica ocorreu no período da manhã do dia 15 de setembro no auditório da PI de Presidente Venceslau e a prática, na pocilga da unidade. Na ocasião, foram abordados assuntos como a correta utilização do escamoteador (abrigo fechado para aquecimento, instalado junto à baia da maternidade), aleitamento, vacinação, aplicação de ferro, cortes de cauda e dentes e mossa (tatuagem). Na aula prática, os participantes aprenderam a castrar os animais e manipular anestésicos, bisturis, unguento, álcool iodado e outros materiais.

O curso foi preparado pela veterinária Fernanda Luíza Guinossi Barbosa Deak. Segundo ela, os temas foram escolhidos de acordo com a demanda levantada durante visita à unidade prisional. “Abordamos os aspectos gerais da produção da suinocultura no Brasil e o no mundo, os melhoramentos genéticos para obtermos mais carne e menos gordura e finalizamos com manejos da maternidade e técnicas corretas de castração”, explicou a médica.

Finalidade

O treinamento objetiva a inclusão social, geração de emprego e renda, além de contribuir para preservação ambiental e desenvolvimento rural sustentável. O diretor regional da Cati/Escritório de Desenvolvimento Rural de Presidente Venceslau relatou que a parceria com o sistema prisional é de grande valia. “Temos como missão promover a extensão rural e as unidades prisionais da nossa região têm grande área territorial, se comparadas a outras propriedades rurais. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo coloca-se à disposição para colaborar com as atividades ligadas ao desenvolvimento rural e melhoria das atividades agropecuárias”, enfatizou. Ao longo dos próximos meses, a penitenciária de Presidente Venceslau será palco de novos treinamentos voltados às técnicas de ovinocultura (parte da zootecnia que trata do estudo e criação de ovelhas), olericultura (área da horticultura que abrange a exploração de hortaliças) e produção de mudas.

aasassa
Topo