11/07/17 | Kelma Jucá – Interlocutora Corevali

Penitenciária I de Potim recebe mutirão de serviços de saúde

A reforma da enfermaria permitiu oferecer uma série extra de cuidados à saúde dos reeducandos

A Penitenciária “AEVP Jair Guimarães de Lima”, a PI de Potim, promoveu uma série de ações de saúde, nos meses de abril e maio. A iniciativa serviu para celebrar a reinauguração do setor de enfermaria da unidade. Na oportunidade, os presos do regime fechado receberam atendimentos diversos.

Com as novas instalações, a direção da unidade aproveitou para fazer um mutirão de serviços com ênfase nos cuidados da saúde dos presos, oferecendo vários serviços de saúde a 773 reeducandos durante três dias. A ação contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Potim, do Instituto Taubaté de Ensino Superior (Ites) e do Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde (Cras) da unidade.

Todos os sentenciados fizeram testes de sífilis e os casos positivos já começaram o tratamento com penicilina e a população carcerária recebeu orientações gerais sobre a doença.

Mais de 200 presos se submeteram a testes rápidos de HIV, outros 70 a testes de tuberculose e 60 exames de eletrocardiograma. Neste último caso, o foco eram os presos diagnosticados com hipertensão, o que possibilitou um controle mais rígido. Além disso, teve aferição de pressão e medição de glicemia.

A equipe de atendimento composta por 30 estudantes de enfermagem, coordenados por um professor do Instituto Taubaté de Ensino Superior (Ites), dois enfermeiros da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Potim, um médico da Prefeitura de Potim e outros profissionais da saúde da unidade. Para tornar o trabalho mais eficiente e ágil, a equipe da própria unidade fez uma triagem e levantou casos de presos que estavam em condições de saúde prejudicada.

"A ideia inicial era elaborar um mapeamento da saúde desta unidade prisional e, desse modo, trabalhar com a prevenção das doenças que mais acometem esta população, além de identificar enfermidades não diagnosticadas na triagem prévia. Outra questão importante é a de que não teríamos condições de atender sozinhos os problemas que padece o sistema prisional como é amplamente sabido. Diante disso, a unidade tem construído uma relação sólida com órgãos da sociedade civil, o que nos permite fazer ações importantes e necessárias como esta ", disse o diretor geral da PI de Potim, Gustavo Testa Fernandes, sobre a importância do trabalho e das parcerias

Controle da saúde

A proposta da iniciativa terá continuidade. A unidade prisional tem o intuito de implementar a ação regularmente e fazer este tipo de check-up a cada seis meses. A demanda e o diagnóstico serão feitos anteriormente e a ação deve contemplar presos preestabelecidos, que tenham diagnóstico de alguma doença e precisem de cuidados e controle.