17/09/19 | Rodrigo Seraphim - estagiário de jornalismo

Diversidade à Mesa - formatura de egressos e familiares é realizada no Mercado Municipal de São Paulo

Aconteceu na última sexta feira, 13/09, a cerimônia de formatura da primeira turma de egressos e familiares do projeto Diversidade à Mesa. O evento contou com a entrega dos certificados aos alunos, além de apresentações de dança e de uma degustação aberta aos convidados, feita pelos próprios formandos.

A cerimônia foi apresentada por Charles Bordin, Diretor Técnico de Saúde II do Centro de Políticas Específicas (CPE), juntamente de uma das formandas. Dentre os presentes que compuseram a solene entrega de certificados, estavam o servidor André Luzzi, do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE), o Coordenador de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) Mauro Bitencourt, Aurélio Costa de Oliveira, Diretor de Abastecimento da Secretaria da Subprefeitura, além de Simone Gomes e Gui Petro, cozinheiros voluntários do projeto.

A carga total do curso foi de 40 horas, divididas em 10 encontros de 4 horas cada, todos no Espaço Gourmet do Mercado Municipal, entre 2 e 13 de setembro. Os professores envolveram renomados profissionais de cozinha - dentre eles Max Jacques, Simone Gomes e Gui Petro -, colaboradores da coordenadoria e voluntários. A metodologia, a fim de buscar maior envolvimento dos alunos, levou em conta, assim como nas primeiras turmas da iniciativa, a construção de um mapa afetivo-alimentar, construído com os cursistas ainda na primeira aula.

Os temas abordados ao longo do curso, subdivididos ao longo das aulas foram: Cidadania, ética e políticas sociais; Cultura alimentar, memórias e identidades; Conceitos básicos de cozinha; Segurança do Trabalho; Doenças transmitidas por alimentos; Técnicas de preparos, cortes, e elaboração de preparações; Mundo do trabalho, empreendedorismo e economia solidária. Estes, divididos em três eixos, guiaram o cronograma de aulas: Oficinas Socioeducativas, Atividades Práticas e Vivências Profissionais. O curso ainda, ofereceu aos alunos a oportunidade de tomar parte na feira ExpoPride 2019 (07-08 de setembro), a partir da preparação de pratos que foram expostos e oferecidos ao público na tenda do governo do estado no evento.

O objetivo principal da iniciativa “Diversidade à Mesa” é promover a cidadania da população LGBTQI+ presa e egressa do sistema penitenciário e seus familiares através da capacitação como auxiliar de cozinha, prestando informações e orientações em direitos e políticas públicas em colaboração ao processo de preparação para a liberdade, além de oferecer subsídios para geração de trabalho e renda através do desenvolvimento da noção de empreendedorismo e da possibilidade de venda das receitas aprendidas no curso, e de buscar afetar os locais que recebem o projeto através da sensibilização para a diversidade sexual e de gênero.