06/06/19 | Alicia Batista - Estagiária de Jornalismo - ECOM CRSC / Patricia Freitas - ECOM CRSC

SAP assina convênio com Instituto para a promoção de cursos a egressos e prestadores

Mais um convênio foi firmado entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e Organizações por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC). Através do Grupo de Relações Institucionais (GRI), e do Departamento de Atenção ao Egresso e Família (DAEF) a SAP assinou parceria com o Instituto Bem Maior.

O acordo de cooperação visa ofertar cursos de capacitação para apenados e familiares atendidos pelos Programas de Penas e Medidas Alternativas e de Atenção ao Egresso e Família.

O Instituto Bem Maior é uma organização sem fins lucrativos que promove a inclusão social por meio de cursos no ramo de costura industrial e atividades socioesportivas. A entidade atua desde 2010 com a missão de “Promover a Inclusão Social de Pessoas em situação de risco social e pessoal por meio de ações socieducativas, de interação social e profissionalização”.

Grupo de Relações Institucionais (GRI)

O GRI é o departamento responsável por buscar parceiros e recursos, assim como garantir a sustentabilidade das parcerias. Para desempenhar este trabalho, o grupo realiza visitas à autoridades municipais (prefeitos), juízes e promotores para apresentar os programas da Coordenadoria, colocando em evidência a importância da parceria entre Estado e Município para instalação das Unidades de Atendimento de Reintegração Social. Além disso, também visa promover parcerias com entidades privadas e do terceiro setor para ampliação das atividades da CRSC.

Programa de Atenção ao Egresso e Família

O desenvolvimento do programa tem por base a assistência direta, o estreitamento dos vínculos familiares, a construção e ampliação da rede social de apoio, parcerias com órgãos governamentais ou não e projetos que priorizam a capacitação profissional e a geração de renda.

O Programa é operacionalizado por Centrais de Atenção ao Egresso e Família (CAEF), disponíveis em diversos municípios do Estado de São Paulo. Cada CAEF possui um responsável técnico, assistente social ou psicólogo, que conduz os trabalhos junto a estagiários, com o compromisso ético-político de articular a rede social de apoio, serviços e políticas; buscando o fortalecimento da cidadania, da autonomia e da identidade dos usuários.