12/07/19 | Equipe de Comunicação e CPMA São José dos Campos

CPMA de São José dos Campos realiza 8º Encontro com Instituições Parceiras

Aconteceu no dia 19 de junho no Centro da Juventude, o 8º Encontro da CPMA de São José dos Campos com as Instituições Parceiras, contando com a participação de aproximadamente 90 pessoas, entre representantes de ONGs, Escolas Estaduais, Programa Escola da Família, Delegacias e cinco apenados em cumprimento de PSC.

O Encontro teve por objetivo proporcionar o conhecimento entre os parceiros e fazer um balanço dos trabalhos de 2018/2019, após a abertura do evento, o diretor regional Marco Polo se apresentou, dando as boas vinda aos presentes, ressaltou a importância do Encontro, da parceria e que todos aproveitassem bem o momento para tirar todas as dúvidas e finalizou agradecendo a presença de todos.

Foi apresentado um vídeo sobre o trabalho da Central, alguns responsáveis pelas Entidades falaram da experiência positiva da parceria e foi trazido também alguns problemas e dúvidas.

O Evento contou com a participação da Delegada Vânia, que no seu breve relato, afirmou que desde que assumiu a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) buscou a parceria com a CPMA a princípio somente para serviços de limpeza, porém a Escrivã Elizângela devido ao excesso de trabalho na delegacia, passou a inserir os prestadores nos serviços administrativos, na recepção ao público, ressaltou o empenho, seriedade e responsabilidade por parte dos prestadores durante o trabalho, finalizou as duas agradecendo a Central e aos inúmeros prestadores que já cumpriram PSC na DDM e quão positivo está sendo esta parceria.

O delegado do 1º DP, Sidney em sua fala também ressaltou a importância da parceria com a CPMA e que este tipo de condenação apresenta um ganho social muito grande para todos e importante para o processo de ressocialização, principalmente para o apenado e seus familiares

Para abrilhantar o evento, os presentes puderam apreciar a apresentação do grupo de dança dos alunos da ASIN – Associação para Sindrôme de Down, parceira da CPMA de longa data, 10 anos de parceria.

Estiveram presentes no Encontro o CAPS AD, Narcóticos Anônimos N.A., Alcóolicos Anônimos A.A., os responsáveis dessas Instituições em suas falas afirmaram que também se sentem parte do processo de ressocialização na medida que o sujeito apresenta questões relacionadas com a drogadição e que se não forem tratadas podem levar a reincidir e praticar novos delitos.

A Beatriz (nome fictício) foi convidada para falar do cumprimento da PSC na Escola Estadual Mauricio Cury, relatou que foi bem acolhida, em nenhum momento foi tratada como apenada, e que foi gratificante todo processo e de grande aprendizado.