Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

12/08/19 | André Luzzi - GCAE

Projeto “Diversidade à Mesa”: Curso de Auxiliar de Cozinha LGBTQI+ tem duas formaturas em agosto


Nos dias 06 e 07 de agosto aconteceram as formaturas do curso de auxiliar de cozinha do projeto Diversidade à Mesa, no Centro de Detenção Provisória Chácara Belém I e na Penitenciária "José Parada Neto", respectivamente. O curso teve 21 concluintes nos dois estabelecimentos prisionais.

Além de ser uma celebração de encerramento, a solenidade teve cunho pedagógico, uma vez que os cursistas tiveram a oportunidade de organizar um evento com foco na alimentação saudável e sustentável. Os encontros foram recheados de atrações, e a participação ativa das pessoas presas na preparação dos alimentos da degustação e apresentações artísticas.

O projeto Diversidade à Mesa teve início em 2017, oriundo de uma conversa entre um chef de cozinha e um funcionário da SAP, com o objetivo de promover formação profissional na área de auxiliar de cozinha e segurança alimentar e nutricional voltadas a lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queers, e pessoas de outras identidades e orientações sexuais presas e egressas do sistema prisional, e contribuir para inserção e permanência no mercado de trabalho

Para se tornar realidade, foram sendo convidados e incluídos na rede profissionais voluntários de diversos segmentos e áreas do conhecimento. A iniciativa conta atualmente com uma rede de mais de 30 profissionais parceiros que colaboram de diferentes formas a partir da sua experiência e criatividade. A iniciativa teve apoio também do Restaurante La Casserole, Instituto Brasil a Gosto, Movimento Nacional de População de Rua (MNPR), Coworking Gastronômico, Escola Sorvete e Garage 60.

O curso tem duração de 50 horas, composto por oficinas socioeducativas sobre aspectos relacionados à cidadania LGBT, Direito Humanos à alimentação, e a construção de um mapa afetivo-alimentar, que se tornou base para as aulas práticas e as vivências profissionais. Assim, o projeto baseia-se na articulação entre teoria e a prática. Além disso, apoia-se no diálogo permanente entre a sociedade civil e o cárcere. Neste sentido, uma das ações foi a participação na 19º Feira Cultural da parada do Orgulho LGBT, no mês de junho, na Praça da República.

O projeto continua neste ano com a oferta de mais uma turma do curso de auxiliar de cozinha para pessoas egressas do sistema prisional LGBTQ, e familiares. Haverá, ainda, ações dirigidas aos servidores da Secretaria da Administração Penitenciária, e outra para o setor empresarial visando ampliar as ofertas de emprego, trabalho e renda.

aasassa
Topo