23/08/19 | Equipe de Comunicação

Participe da Inauguração da Unidade de Atendimento de Pindamonhangaba!

Unidade oferece serviços à egressos do sistema penitenciário e familiares, e acompanha apenados à prestação de serviços à comunidade

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), em parceria com a Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba e o Poder Judiciário inaugura no dia 26 de agosto às 11 horas, a Unidade de Atendimento de Reintegração Social que irá operacionalizar o Programa de Penas e Medidas Alternativas e o Programa de Atenção ao Egresso e Família no município.

O projeto da SAP de expansão de unidades de reintegração social vem alcançando o objetivo proposto graças ao grande envolvimento e empenho das prefeituras municipais, do poder judiciário e da sociedade. Com a nova unidade, serão 80 em todo o Estado de São Paulo.

O “Programa de Penas e Medidas Alternativas” teve início em 1997 e cadastrou mais de 194 mil pessoas condenadas pelo judiciário à prestação de serviços à comunidade. Recebendo uma “segunda chance” por terem cometido delitos de baixo potencial ofensivo, esta modalidade penal é uma via de mão dupla, onde o pequeno infrator presta serviços à comunidade a qual pertence utilizando suas habilidades e conhecimentos para “pagar” sua dívida com a justiça e a sociedade sem ser exposto ao cárcere, mantendo assim o vínculo familiar e social.

Outra peça importante desta “engrenagem” é a parceria com Instituições locais, que disponibilizam vagas para que essas pessoas trabalhem e cumpram sua pena de forma digna no seio da sociedade.

O índice de reincidência observado no programa é de apenas 3,6% e o custo por apenado nesta modalidade penal é em média de R$ 26,49. Demonstrando assim a eficácia do programa e o valor pedagógico da aplicação das penas alternativas.

Já o “Programa de Atenção ao Egresso e Família” realizou, desde 2003, mais de 1 milhão de atendimentos a egressos e 177 mil a familiares. Com a CAEF de Pindamonhangaba o Estado conta com 47 desses equipamentos sociais.

Cada CAEF possui uma equipe com o compromisso ético-político de articular a rede social de apoio, serviços e políticas buscando o fortalecimento da cidadania, da autonomia e da identidade dos usuários.

A união de esforços e a criação desses mecanismos visam combater todas as possibilidades de que os usuários do programa voltem a delinquir em decorrência da falta de oportunidades e do preconceito.

Serviço:
Inauguração de Unidade de Atendimento de Reintegração Social
Central de Penas e Medidas Alternativas e Central de Atenção ao Egresso e Família de Pindamonhangaba

Dia 26 de agosto de 2019 às 11 horas.
O Evento solene será na Unidade de Atendimento.
Rua Cônego José Luis Pereira Ribeiro, 157, Bairro São Benedito, CEP, 12410-230