27/08/19 | Assessoria de imprensa de Pindamonhangaba

Prefeitura e SAP inauguram Unidade de Atendimento de Reintegração Social em Pindamonhangaba

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), em parceria com a Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba e o Poder Judiciário, inaugurou no dia 26 de agosto, às 11 horas, a Unidade de Atendimento de Reintegração Social que irá operacionalizar o Programa de Penas e Medidas Alternativas e o Programa de Atenção ao Egresso e Família no município.

O projeto da SAP de expansão de unidades de reintegração social vem alcançando o objetivo proposto graças ao grande envolvimento e empenho das prefeituras municipais, do poder judiciário e da sociedade. Com a nova unidade, serão 80 em todo o Estado de São Paulo.

O evento solene aconteceu na própria Unidade de Atendimento e contou com importantes autoridades e parceiros.

Entre as autoridades presentes no evento estava o Coronel Secretário, Nivaldo Cesar Restivo, o prefeito do Município, Isael Domingues, a primeira dama Claudia Domingues, o juiz, Alexandre Levy Perruci, o promotor de Justiça, Eduardo Dias Brandão, o desembargador, Luiz Antônio Cardoso e o coordenador substituto, Thiago Azevedo.

O juiz Alexandre, em sua fala, ressaltou a importância da existência da Central para auxiliar na fiscalização das penas alternativas e a motivação que ela trás para a reinserção social dos egressos. Observou também que os serviços realizados por prestadores fazem com que a cidade fique mais bonita, e os moradores podem assim perceber o quão eficaz é o cumprimento de pena através da prestação de serviço comunitário.

“Cuidar do nosso semelhante e oportunizar o caminho” disse o prefeito Isael, que elogiou muito os serviços desenvolvidos pela secretaria ao seu público.

“A implantação dessa Central de Penas visa manter a essência da pena, onde há a punição e ressocialização do faltoso sem que o apenado se sinta impune e sem que a sociedade sinta uma impunidade reinante. Trazendo benefícios ao município e ao estado, representando também uma economia muito grande e reincidência baixíssima” ressaltou o secretário coronel Nivaldo Cesar Restivo.

A previsão de acompanhamento de apenados a prestação de serviços à comunidade é de 400 por mês e de 360 egressos/familiares do sistema penitenciário, nesta Unidade de Atendimento.

Para mais informações sobre o Programa de Penas e Medidas Alternativas, acesse aqui.

Para mais informações sobre o Programa de Atenção ao Egresso e Família, acesse aqui.