30/08/19 | Equipe de Comunicação

Campanha Agosto Lilás

Neste mês de Agosto a Lei Maria da Penha completa 13 anos. E para comemorar este marco tão importante a Secretaria da Administração Penitenciária através do Departamento de Atenção ao Egresso e Família, realizou a campanha “Agosto Lilás”, convidando à reflexão e conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

O Evento aconteceu dia 22, no auditório da SEDE II e teve o apoio da Secretaria de Justiça e Cidadania. Participaram do evento reeducandas do sistema prisional, servidores da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, servidores de Unidades Prisionais e Hospitais de Custódia, servidores da Coordenadoria de Saúde, da Secretaria de Saúde, Secretaria de Justiça e Cidadania, de organizações da sociedade civil - da União de Mulheres, ITTC, Leitura Liberta, Casa Helenira Preta; estudantes de universidades, representantes da UNIFESP e da Câmara Municipal de São Paulo.

Os participantes prestigiaram três palestras com renomados profissionais e no final tiveram um momento de discussão e debate:

- A questão feminina e os feminismos na atualidade

Nathalí Estevez Grillo, Psicóloga, Doutoranda e Mestra em Psicologia Social pela PUC SP. Pesquisadora do NIP - Núcleo Inanna de Pesquisa sobre feminismos, gêneros, sexualidades e diferenças.

- A Violência contra a Mulher e seu enfrentamento

Rute Alonso, advogada formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Vice Presidente da União de Mulheres do município de São Paulo, Co-Coordenadora do projeto Promotoras Legais Populares em São Paulo, Coordenadora de um Centro de Defesa e Convivência de Mulheres da cidade de São Paulo, Conselheira LGBTI do município de São Paulo (2013-2014) e Conselheira do Conselho Consultivo da Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (2015-2016/2017-2018).

- Mulher Egressa do Sistema Prisional – enfrentamento ao preconceito

Cátia Kim é advogada, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), militante, já trabalhou com temas relacionados à violência de gênero, acesso à justiça e demais direitos, por pessoas LGBTQIA’s. Atualmente atua no Projeto Migrantes Egressas do Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC).

- Troca de experiências e debate

Karine Vieira, responsável pelo Instituto Responsa.

O evento “Bate Papo Agosto Lilás - Enfrentamento da Violência Contra a Mulher - Formação de Servidores e Fortalecimento de Rede” pode trazer aos participantes informações importantes, reflexão e conscientização sobre o tema que infelizmente ainda se faz muito presente em nosso dia a dia.

Sobre a Lei

A Lei Maria da Penha LEI Nº 11.340, DE 7 DE AGOSTO DE 2006, visa proteger a mulher e pessoas que se identificam como do sexo feminino, da violência doméstica e familiar.

A lei ganhou este nome devido à luta da farmacêutica Maria da Penha para ver seu agressor condenado.