Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

Assessoria de Imprensa - SAP

Coordenadoria da Região do Vale do Paraíba e Litoral


CURADOS

O agente de segurança penitenciária Joaquim Caetano Sobrinho está de volta ao trabalho no Centro de Detenção Provisória “Dr. José Eduardo Mariz de Oliveira” de Caraguatatuba, depois de se recuperar da covid-19. O servidor, de 52 anos, faz parte da equipe da unidade prisional desde 2002 e afirma ter orgulho de sua profissão. O tratamento contra o coronavírus foi realizado em casa, ao lado de sua família, e Joaquim já se sente bem. “Amo a vida!”, exclama.

De volta ao trabalho e para a família, o agente de segurança penitenciária Kleber Correa de Santa Rita comemora ter se curado da infecção pela covid-19. O servidor de 35 anos faz parte da equipe do Centro de Detenção Provisória “Dr. José Eduardo Mariz de Oliveira” de Caraguatatuba desde 2017. “Amo minha profissão”, conta. O funcionário conseguiu se recuperar em casa, ao lado da esposa e da filha recém-nascida, com quem posa para fotos com orgulho e carinho.

José Paulo Giroto, agente de segurança penitenciária do Centro de Detenção Provisória “Dr. José Eduardo Mariz de Oliveira” de Caraguatatuba, está de volta ao presídio depois de completar tratamento contra o coronavírus. O servidor, de 45 anos, precisou ser internado para vencer a doença depois de ter 25% do pulmão comprometido e ficar com baixa taxa de oxigenação no corpo. Em 2020, José completou 9 anos no time de profissional da SAP. “Tenho orgulho de ser agente”, afirma.

Agente de escolta e vigilância penitenciária desde 2006, Marcio Adriano de Oliveira conseguiu se recuperar da covid-19 e já voltou ao serviço no Centro de Detenção Provisória “Dr. Félix Nobre de Campos” de Taubaté. O agente, de 35 anos, fez o tratamento em casa em companhia de sua família. Marcio, que é pescador nas horas vagas, é grato por sua experiência no sistema prisional. “Só tenho a agradecer à SAP por todo o crescimento pessoal e profissional que obtive nesses 14 anos de serviço público”, afirma.

Adriana de Melo Viana trabalha no sistema prisional há 18 anos. A funcionária, de 40 anos, começou a sua carreira como telefonista na Penitenciária I de Potim e, alguns anos depois, tornou-se agente de segurança penitenciária no Centro de Detenção Provisória (CDP) de São José dos Campos. Atualmente no time de servidores do CDP “Dr. Félix Nobre de Campos” de Taubaté, Adriana conseguiu vencer o coronavírus com tratamento em casa, ao lado do marido.

O agente de segurança penitenciária Darci Antonio Siqueira trabalha há 23 anos na Penitenciária I “Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra” de Tremembé. Aos 52 anos, o profissional, que se recuperou da covid-19, divide seu tempo entre a disciplina dos ambientes prisionais e os dons artísticos. Considerado como um funcionário alegre e companheiro, Darci participa de um projeto na unidade prisional em que dá aulas de defesa pessoal para os colegas de trabalho. Além disso, o agente é pintor e escritor e, inclusive, venceu concursos de poesias promovidos pela SAP.

O agente de segurança penitenciária Alexander de Farias Martins ficou internado por 4 dias por complicações da covid-19, mas o funcionário do Centro de Detenção Provisória “Dr. Félix Nobre de Campos” de Taubaté conseguiu finalizar o tratamento em casa e, já curado, retornou ao serviço no presídio. O servidor, de 43 anos, tem experiência na SAP desde 2002 e considera-se uma pessoa alegre e descontraída.

Há oito anos no sistema prisional, a agente de segurança penitenciária Cleonice de Siqueira Alves, de 51 anos, precisou se afastar do serviço para se recuperar da covid-19. Em casa, acompanhada dos três filhos, a funcionária do Centro de Detenção Provisória de Mogi das Cruzes conseguiu se recuperar da doença. De volta ao trabalho, Cleonice é tida como uma mulher alegre pelos colegas e sente-se grata por fazer parte da SAP. “Tudo o que conquistei na minha vida deve-se ao serviço prestado para a Secretaria”, afirma.

A oficial administrativo Silmara Donizete dos Santos, de 44 anos, conseguiu vencer a covid-19 com tratamento em casa, depois de enfrentar complicações pulmonares. Após se recuperar em casa, ao lado do marido e das duas filhas, a funcionária retornou ao serviço no Centro de Detenção Provisória de Suzano, onde trabalha há seis anos e é considerada uma servidora proativa e exemplar.

Marcio Lin Ro, agente de escolta e vigilância penitenciária do Centro de Detenção Provisória de Suzano, foi um dos funcionários da SAP que venceu a Covid-19. Depois de dois dias em observação no hospital, em decorrência de complicações no pulmão, Marcio conseguiu se recuperar em casa ao lado de sua família. O servidor iniciou sua carreira em 2002 e, desde então, observa as mudanças da Pasta. “A Secretaria, a cada dia que passa, evolui mais e mais. Tenho orgulho de fazer parte do quadro de funcionários”, afirma.

O agente de escolta e vigilância penitenciária Daniel Cardoso de Miranda retornou ao trabalho, na Penitenciária II “Dr. José Augusto César Salgado” de Tremembé, depois de enfrentar a infecção pela Covid-19. O servidor precisou dar um tempo do serviço (e das partidas de tênis) para se recuperar da doença. Daniel é tido como uma pessoa alegre pelos colegas do presídio, onde trabalha há 18 anos.

O agente de segurança penitenciária Gabriel Fernandes de Paiva Reis, 35 anos, é integrante da equipe de Infraestrutura da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) desde 2017. Ele trabalha nos processos de automação de celas masculinas e femininas, no Vale do Paraíba, na Baixada Santista, no Alto Tietê e no Vale do Ribeira. Após ser diagnosticado com covid-19, tratou-se em casa ao lado da esposa Joseane. “A gente aprende a dar valor a quem realmente está ao nosso lado”, admite. No serviço, é definido entre os colegas como um profissional proativo e dinâmico, dono de um humor sofisticado.

O diretor do Centro de Trabalho e Educação da Penitenciária I “Dr. Geraldo Andrade Vieira” de São Vicente é Robson José Antiques, 54 anos. Agente penitenciário, ele atua na unidade desde 1991. Passou por complicações por causa da covid-19, tendo sofrido um infarto e passado por cateterismo. Em casa, contou com o apoio e carinho da esposa e das duas filhas. Hoje, plenamente recuperado, já retornou às atividades no estabelecimento penal. Pedalar e remar são suas práticas esportivas preferidas, momento em que aproveita para contemplar a natureza ao redor.

Aristeu Pereira de Barros Júnior, 51 anos, é agente de segurança penitenciária na Baixada Santista. Desde 2015, trabalha na Penitenciária “Dr. Geraldo Andrade Vieira”, a PI de São Vicente. No início da carreira, atuou no Centro de Detenção Provisória (CDP) da Vila Independência. Entre os colegas, é considerado um servidor reservado, mas, sempre gentil e prestativo. Casado e pai de um menino e de uma menina, recuperou-se da covid-19 no aconchego familiar. Um de seus prazeres é realizar caminhadas na orla santista, desfrutando da visão privilegiada de quem tem como vizinho o mar.

A carreira do médico psiquiatra Victor Eugênio Arfinengo na SAP começou em 1989 e o profissional trabalhou no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico "Dr. Arnaldo Amado Ferreira" de Taubaté, na Penitenciária II "Dr. José Augusto César Salgado" de Tremembé e, agora, atua no Centro de Progressão Penitenciária "Dr. Edgard Magalhães Noronha" de Tremembé. Victor precisou ser internado para combater a infecção pela Covid-19 e, já recuperado, retornou ao serviço no presídio. “Tenho longa carreira no sistema prisional e sempre fui respeitado pela atividade que exerço”, afirma.

Eliane Dias Chagas, que gosta de ouvir música e de dançar, precisou descansar um pouco durante a recuperação do coronavírus. A oficial administrativo do Centro de Progressão Penitenciária “Dr. Edgard Magalhães Noronha” de Tremembé venceu a infecção em casa, com o apoio do marido e do filho. Eliane está na SAP desde 2007 e sente gratidão pela jornada. “Tenho experiências muito boas na minha caminhada profissional e uma delas é trabalhar ao lado de pessoas comprometidas a aprender”, avalia.

Jocerley da Silva Correa começou sua carreira na SAP como agente do Centro de Progressão Penitenciária “Dr. Edgard Magalhães Noronha” de Tremembé, em 1990. Há um ano, o funcionário que é tido como alegre e comunicativo entre os colegas, foi transferido para o time da Penitenciária II “Dr. José Augusto César Salgado" de Tremembé. O servidor foi acometido pela Covid-19 e depois de um período se tratando em casa, conseguiu vencer a doença e já retornou ao trabalho.

O agente de escolta e vigilância penitenciária Rogério Vassão dos Santos fez sua carreira nas muralhas do Centro de Detenção Provisória “Luis César Lacerda”, o CDP de São Vicente, onde trabalha desde 2002. O servidor, que hoje ocupa cargo de direção no presídio, fez cursos da Escola de Administração Penitenciária para aperfeiçoar seu desempenho profissional durante os anos. Conseguiu se recuperar da Covid-19 tratando-se em casa, com apoio da esposa e das filhas.

Com a ajuda da família, o agente de segurança penitenciária Douglas Evangelista Ceccato conseguiu vencer o coronavírus. O funcionário do Centro de Detenção Provisória “Luis César Lacerda”, o CDP de São Vicente, já teve experiência em todas as unidades prisionais da Baixada Santista e está na Secretaria da Administração Penitenciária desde 1989. Douglas é tido pelos colegas como um servidor comprometido, alegre e comunicativo.

Com 28 anos de experiência no sistema prisional, o agente de segurança penitenciária Edson Gomes do Nascimento, do Centro de Progressão Penitenciária “Dr. Rubens Aleixo Sendin” de Mongaguá, é tido como um funcionário de boa relação com os colegas. Edson enfrentou o coronavírus tratando-se em casa, na companhia da esposa e da filha. Recuperado e com disposição, pretende voltar às atividades de ginástica funcional.

André Olimpio Oze Gomes fez sua carreira na SAP em diferentes unidades prisionais em seus 15 anos na Pasta. Depois de trabalhar nos Centros de Detenção Provisória de Mogi das Cruzes e de São Vicente, passou a integrar o time de agentes de segurança penitenciária do Centro de Progressão Penitenciária “Dr. Rubens Aleixo Sendin” de Mongaguá em janeiro de 2019. O funcionário, casado e com um filho, conseguiu vencer a infecção pelo coronavírus tratando-se em casa e, recuperado, já retornou às atividades no presídio.

O agente de segurança penitenciária Canrobert de Souza Junior está desde 2004 na equipe da Penitenciária I “AEVP Jair Guimarães de Lima” de Potim. O funcionário, que passa as horas livres praticando serralheria artística, precisou ser internado para se recuperar da infecção pela Covid-19. Com a saúde em dia, voltou ao serviço na unidade prisional, onde é reconhecido pelos colegas por sua dedicação, competência e conhecimento técnico. “Motivo de orgulho”, afirma o diretor-geral do presídio.

O jovem Luís Guilherme Alves da Silva, de 25 anos, é tido como um funcionário alegre e dedicado entre os Agentes de Segurança Penitenciária da Penitenciária II de Potim. Com o apoio de seus familiares e tratando-se em casa, o servidor integra o time de pessoas recuperadas da Covid-19 no Estado de São Paulo.

Tiago Montenegro, agente de segurança penitenciária do Centro de Detenção Provisória de Mogi das Cruzes, conseguiu se recuperar do coronavírus em casa. O servidor, de 43 anos, é pai de uma menina de 5 anos e acredita que sua experiência na SAP, com o aprofundamento em cursos oferecidos pela Pasta, fez com que se tornasse um profissional preparado para as demandas operacionais e administrativas do sistema prisional.

O agente de segurança penitenciária Marcelo José Ferreira, da Penitenciária II de São Vicente, foi um dos vitoriosos na batalha contra a covid-19. Marcelo, de 38 anos, e sua família contraíram a doença e tiveram a recuperação com tratamento em casa, seguindo as regras de isolamento. No presídio desde 2014, o servidor afirma que é reservado, mas que sua experiência na SAP lhe garantiu conquistas tanto no campo profissional quanto na vida pessoal.

Suzana Helena Conceição Cruz de Souza, de 44 anos, é oficial administrativo na Penitenciária II de São Vicente desde 1994. A servidora, que gosta de fazer caminhadas, precisou ficar em casa para se tratar contra o coronavírus. Suzana teve sintomas leves da doença e, durante sua recuperação, passou o tempo ouvindo músicas e assistindo videoclipes de pagode e de hip hop para se divertir.

Jonathas Duarte Meirelles Cuba, de 36 anos, é Agente de Segurança Penitenciária desde 2013 e, em abril de 2016, foi transferido para a Penitenciária II de Potim, onde é conhecido pelo seu bom humor. Jonathas é atleta, pratica artes marciais e já competiu em jogos de xadrez em campeonatos regionais. Venceu a covid-19 se recuperando em casa, com o suporte da família.

Há quase 14 anos como servidor da Secretaria da Administração Penitenciária, Sergio Murilo Freire, de 51 anos, conseguiu se recuperar do coronavírus tratando-se em casa, com o apoio da esposa. O Agente de Segurança Penitenciária faz parte do time de funcionários da Penitenciária II de Potim.

Darwin Fernandes Barbosa, de 33 anos, é Agente de Segurança Penitenciária no Centro de Detenção Provisória “ASP Charles Demitre Teixeira” de Praia Grande, onde atua desde o fim do ano passado. O servidor, que gosta de academia e de fazer corridas, conseguiu vencer o coronavírus com o apoio da esposa, com quem tem uma filha de 3 anos.

FALECIDOS

Silvio Faria de Souza, de 47 anos, Agente de Segurança Penitenciária. Fez parte do corpo funcional do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Suzano desde 2012, depois de uma breve experiência no CDP de Caraguatatuba. Com cerca de 35 cursos na área de treinamento e manuseio de armas, o funcionário recebeu o apelido de “Guardão” no presídio. Sua memória permanece viva na SAP e nos corações de seu irmão e de sua irmã.


aasassa
Topo