Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

Assessoria de Imprensa - SAP

Coordenadoria da Região Metropolitana do Estado


CURADOS

Emerson Rodrigues Sanches, 43 anos, é servidor da SAP há 18 anos e atualmente atua como Diretor Geral do Centro de Detenção Provisória II de Guarulhos, contraiu o novo coronavírus, mas não apresentou sintomas. Sendo assintomático, manteve o isolamento social até que não transmitisse mais o vírus. Tem como hobbies o cuidado, junto de seus filhos, da horta orgânica montada em sua casa e a prática de caminhada.

Carlos Augusto Zancan, 41 anos, tratou-se em casa com o apoio de sua família. Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP) há sete anos, com muito zelo presta serviços na Base de Escolta de Santana desde 2014, é casado e tem dois filhos.

Gael Franchi Goulart, 51 anos, marido e pai de dois filhos, é servidor da SAP há 11 anos. Atualmente lotado no Centro de Detenção Provisória de Pinheiros III, Goulart foi diagnosticado com o novo coronarívus e necessitou de internação em UTI para tratar-se da doença. Após 20 dias hospitalizado, o servidor já está recuperado para voltar a praticar suas caminhadas e atividades de ciclismo.

Rodrigo Mariano de Souza, 40 anos, casado, pai de dois filhos, lutou exemplarmente contra a doença. Buscou o devido suporte e, cumprindo o isolamento social, tratou-se em casa. Agente de Segurança Penitenciária no Centro de Detenção Provisória "ASP Vicente Luzan da Silva" Pinheiros I, desde dezembro de 2018, contou com o apoio de família e de amigos para superar a doença.

Simone Cavalcante, 47 anos, é Agente de Segurança Penitenciária há 26 anos e atualmente trabalha no Centro de Progressão Penitenciária “Dra. Marina Marigo Cardoso de Oliveira” de Butantan. Ao sentir os primeiros sintomas do novo coronavírus, Simone iniciou o isolamento social. A agente, que teve perda de olfato e paladar, fez seu tratamento em casa, com acompanhamento médico sempre que necessário. Os apoios de sua família e de seus colegas de trabalho foram essenciais para uma recuperação tranquila.

Diogo Aragão da Silva, de 42 anos, agente de segurança do CDP “Dr. Calixto Antônio” de São Bernardo do Campo, é praticante de musculação e procurou atendimento médico com sua esposa ao apresentar os primeiros sintomas da Covid-19. Teve seu tratamento iniciado em casa. Ao ter os sintomas agravados, foi internado por cinco dias, saindo da UTI após ter tido melhora significativa em seu quadro de saúde. O apoio total de sua família e de colegas de trabalho foi fundamental no enfrentamento dessa doença.

Getúlio Álvaro Bonifácio Pinto, 34 anos, é Agente de Segurança Penitenciária do Centro de Detenção Provisória “ASP Nilton Celestino” de Itapecerica da Serra. Casado e pai, o servidor alegre e extrovertido, praticante de trekking, é muito comprometido com o trabalho. Após testar positivo para Covid-19 seguiu com o tratamento em casa, ficando em isolamento até mesmo de sua família, por 14 dias.

Silvano de Oliveira Gouveia, 43 anos, é agente de segurança da Penitenciária “José Aparecido Ribeiro” de Franco da Rocha. É conhecido por ser alegre, extrovertido e muito prestativo, sempre disposto a ajudar. Se recuperou da Covid-19 por meio de isolamento domiciliar e com o importante apoio da família e dos amigos.

Ivone de Souza Pereira Silva é enfermeira na Penitenciária “José Parada Neto” de Guarulhos. Atua na SAP há 18 anos e é extremamente comprometida, dedicada e atenciosa com o trabalho. Nos momentos de lazer, gosta de viajar e ter contato com a natureza. Testou positivo para a Covid-19 e iniciou o tratamento com isolamento domiciliar e, posteriormente, ficou internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Se apegou à fé e à esperança e conseguiu vencer a luta contra o novo coronavírus.

Gersoncleide Clementino da Silva, 45 anos, é Agente de Segurança Penitenciária do CDP “ASP Giovani Martins Rodrigues” de Guarulhos. Testou positivo para a Covid-19 após uma segunda ida ao hospital, onde foi medicado e pôde se recuperar em casa. Há 22 anos na SAP, o servidor bem-humorado tem grande conhecimento e amor pelo setor em que trabalha.

Carlos Gonzaga da Silva, 45 anos, é Agente de Segurança Penitenciária do CDP Chácara Belém I há 11 anos. Sereno, prestativo e apreciador de atividades caseiras com sua família, procurou atendimento médico ao sentir falta de ar e permaneceu internado durante 11 dias, no Hospital do Servidor Público. Há quase um mês de alta médica, está com boa saúde física e sem sequelas da doença.

Wagner Luiz Lopes da Silva, 51 anos, Agente de Segurança Penitenciária do Centro de Detenção Provisória “ASP Gilberto de Araújo” Chácara Belém II há dez anos, enfrentou bravamente a Covid-19, após 13 dias de internação. Acredita que a fé, o apoio e as orações de sua família e companheiros de trabalho deram forças para sua recuperação.

Atuante no sistema prisional paulista desde 2010, Ana Paula Café é pró ativa e cheia de ideias que podem trazer mudanças ao ser humano. Psicóloga concursada desde 2014, trabalha no Centro de Detenção Provisória Feminino de Franco da Rocha. Cumpriu o isolamento e superou a doença com o apoio de sua mãe e de sua noiva, já podendo voltar a praticar o que mais ama, a Ioga.

Marcos da Silva Ribeiro, de 56 anos, e sua esposa, foram infectados pelo novo Coronavírus. O alegre e simpático agente de segurança do Centro de Progressão Penitenciária de Franco da Rocha não apresentou sintomas da doença, mas buscou na fé a esperança de que tudo daria certo. Durante o seu isolamento contou com apoio e suporte da família.

Douglas de Almeida Amaral é agente de segurança penitenciária do Centro de Detenção Provisória “Éderson Vieira de Jesus” de Osasco há cinco anos. Uma pessoa de riso fácil e de bom relacionamento com seus colegas de trabalho, costuma frequentar exposições e eventos automotivos com seu filho e esposa. Sua recuperação contra a Covid-19 foi realizada em casa, seguindo as recomendações de isolamento.

Natural de Piraju, João Paulo Alves, de 27 anos, é agente de segurança no Centro de Detenção Provisória de Diadema há pouco mais de um ano. Encarou com surpresa o exame positivo para o novo Coronavírus, mas, de pronto, adotou o isolamento social para a sua recuperação. Alegre e comprometido, João já retornou ao trabalho e reforça que o melhor remédio contra a doença é a prevenção.

Renato Ramos da Silva é um servidor alegre e comprometido com o trabalho. Sua responsabilidade e seu engajamento são marcantes em seus quase 18 anos de serviços prestados à SAP. Superou a doença em isolamento, sem complicações, em casa.

Carlos Alberto da Cruz Costa, natural de Junqueirópolis, atua como agente penitenciário no Centro de Detenção Provisória “ASP Williams Nogueira Benjamin” de Pinheiros II. Após apresentar os primeiros sintomas do novo Coronavírus, Carlos procurou atendimento médico, seguindo conselho de sua diretora. A descoberta precoce da doença permitiu que ele se cuidasse em casa, com o apoio da família.

Silvestre Mota Camargos, 39 anos, tranquilo e praticante de atividades físicas, é Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária do Centro de Detenção Provisória “ASP Vanda Rita Brito do Rego” de Osasco. Teve o resultado positivo após apresentar os sintomas e permaneceu em isolamento domiciliar. Sua recuperação foi de grande alegria aos seus colegas de trabalho e hoje já está de volta às suas atividades.

Fábio Oliveira Brito, 37 anos, casado e pai de um casal de filhos, é Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária da Penitenciária “ASP Joaquim Fonseca Lopes” de Parelheiros. Leitor ativo e de atuação colaborativa no ambiente de trabalho, apresentou sintomas e, seguindo orientação médica, realizou seu tratamento contra a Covid-19 em casa, com auxílio de familiares.

Moacir Sampei, 47 anos, é Agente de Segurança Penitenciária do Centro de Detenção Provisória de Mauá há mais de um ano e fã de um bom churrasco. Ficou afastado de suas atividades e teve de restringir o contato com sua família após ter atestado positivo para a Covid-19. Com febre alta, perda de olfato e paladar e dores de cabeça, Moacir foi internado por três dias no Hospital e Maternidade Brasil de Santo André. Já de volta ao trabalho, em relato aos seus colegas, mencionou que o apoio familiar foi fundamental para sua recuperação

Paulo de Lima Cordeiro, Agente de Escola e Vigilância da Penitenciária II “Nilton Silva” de Franco da Rocha, é bem-humorado e faz parte da primeira turma de AEVPs da Secretaria. Cumpriu seu período de isolamento em casa, após testar positivo para a Covid-19.

FALECIDOS

James de Meneses Guedes, 49 anos de idade. Ingressou como Oficial Administrativo na SAP no ano de 1.992, e trabalhava no CDP I de Pinheiros desde 2015, atuando no Setor de Protocolo. Foi um funcionário prestativo, comunicativo, bem-humorado que sempre desempenhou suas atividades com eficiência e seriedade. Era solteiro e não tinha filhos. 

Edson Rosendo Pontes, 53 anos de idade, Agente de Segurança Penitenciária classe III. Atuava desde 2016 na Penitenciária "José Parada Neto" de Guarulhos como Diretor Substituto do Núcleo de Segurança. Era um servidor extremamente comprometido, tímido, de fala mansa, educado e muito querido por todos os colegas de trabalho. Construiu uma grande carreira no sistema prisional. Edson era casado e deixa uma filha.

Marcio Messias Motta, 60 anos, tinha sido árbitro de futebol durante boa parte da sua vida, dedicando-se desde sempre a prática de esportes e atividades físicas. ASP do CDP de Santo André desde 2012, desempenhou suas funções em diferentes setores, sempre com muita alegria, sendo amigo, dinâmico, disposto, solicito, de bem com a vida, responsável, muito zeloso no desempenho de suas tarefas, levando as coisas sempre na esportiva, dificilmente se aborrecia. Bom pai e avô, tinha muita firmeza em suas palavras e na defesa de suas ideologias.

Antonio Araujo da Cunha era Agente de Segurança classe VII da Penitenciária “Desembargador Adriano Marrey” de Guarulhos. Era uma pessoa muito alegre e divertida e tinha como principal hobby passar tempo com a família. Deixou esposa, dois filhos e dois netos.

Élcio Gabriel, 52 anos de idade, Agente de Segurança Penitenciária classe IV. Iniciou na SAP em 2003 e atuava desde 2010 no setor de saúde do CDP de Diadema. Foi um excepcional funcionário e um extraordinário colega de trabalho, sempre bem-humorado, comprometido, pontual e extremamente responsável. Amava viver, viajar e estar entre amigos. Deixou marido, duas filhas e amigos que sentirão muito a sua falta.

Miguel Alves Filho Lucas, paraibano, marido e pai de três filhos, atuou como agente de segurança penitenciária durante 27 anos. Estava desde 2014 na Penitenciária "José Parada Neto" de Guarulhos e, apesar de sua estrutura física intimidadora, Miguel era um homem de sorriso fácil, afável e generoso, que deixará um grande vazio nos corações dos colegas de trabalho.

Aparecida Endo Correa de Oliveira trabalhou por muitos anos na portaria desta unidade e nos últimos anos esteve no setor de finanças, sendo sempre admirada pela sua responsabilidade, cordialidade, e alegria, mostrou-se sempre ser fiel aos seus princípios prezando pela honestidade e justiça. Era integrante presente da Igreja Tenrikyo. Deixa saudades a seus familiares Milton Morato e um casal de filhos: Carina Morato e Fernando Morato e colegas de trabalho.

Destaque feminino em um ambiente predominantemente masculino, Ivete Barão Halasc (64), ou Doutora Ivete, deixa aos familiares, amigos e ao sistema penal um legado de empatia, escuta e respeito com o próximo. Sempre com sorriso no rosto, voz acalentadora e pulso firme, a psicóloga de formação e diretora por vocação dedicou¬-se por 35 anos a trabalhos no sistema prisional paulista. Focou sua atuação à dignidade humana, seja ela de reeducanda ou de servidor, expandindo projetos que fortalecessem a autoestima de todos. Ivete nos deixou no último dia 23 de fevereiro, por complicações de Covid¬-19, mas seguirá viva na memória e nos corações de todos quem com ela conviveu.

Rogério Aparecido Moreira, 42 anos, era casado e trabalhava desde maio de 2019 na Penitenciária “Desembargador Adriano Marrey” de Guarulhos, onde exercia suas funções no pavilhão. Era alegre e muito comunicativo, sempre atento ao máximo de suas funções. Deixou esposa.

Edson José da Rocha era Agente de Segurança Penitenciária (ASP) do Centro de Detenção Provisória “ASP Vanda Rita Brito do Rego” de Osasco. Era conhecido pela sua disposição em ajudar a todos. Conquistou o respeito dos seus colegas de trabalho e superiores por ser alegre, educado, prestativo e atencioso. Edson deixa esposa e dois filhos.

Tânia Regina de Souza Bento, era uma pessoa muito reservada, profissional exemplar, muito dedicada e prestativa. Servidora com longa carreira na SAP, prestes a se aposentar. Amava as plantas e deixou o Centro de Detenção Provisória Feminino de Franco da Rocha marcado com seu lindo jardim na área externa da unidade. A oficial administrativo, então Diretora Administrativa do CDP, deixou marido, duas filhas e três netos.

Éder César Luiz, 38 anos, era um sonhador feliz, bom e caridoso. Antes de assumir seu cargo como Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária na SAP atuou em diversas áreas de trabalho, sendo vendedor, frentista e operador de refinaria. Desde 2012 na Penitenciária Feminina da Capital, era muito querido por seus colegas, responsável e colaborativo. Nas horas livres gostava de marcar churrascos e partidas de futebol entre os amigos. Natural de Santo Anastácio (SP), dirigia o projeto Joveg, de inclusão de crianças carentes no futebol. Casado e pai de um filho, agiu em solidariedade durante essa pandemia com o grupo “Amigos do Esporte”, arrecadando materiais de higiene, alimentos e agasalhos a pessoas necessitadas de Santo Anastácio.

Marcelo José de Cerqueira, de 51 anos, atuou como agente de segurança penitenciária por 29 anos. Sua carreira na área de segurança teve início na antiga Casa de Detenção e, atualmente, Marcelo trabalhava no Centro de Detenção Provisória I “ASP Giovani Martins Rodrigues” de Guarulhos. Deixou esposa e filho.

João Almir de Souza, de 57 anos, teve o artesanato como ofício até 1987, quando prestou concurso para agente de segurança penitenciária e assumiu o cargo na antiga Casa de Detenção, em 1991. Por sua experiência no meio, era respeitado por seus colegas e sempre se mostrou disposto a orientar os mais jovens. Passou pelo Centro de Detenção Provisória de Pinheiros IV e atualmente trabalhava na Penitenciária Feminina Sant’Ana. João deixou esposa e filha.

Moisés Marcos Braga, de 48 anos, iniciou sua carreira no Sistema Prisional Paulista aos 20 anos de idade. Construiu toda sua carreira profissional como agente de segurança penitenciária no Centro de Progressão Penitenciária de Franco da Rocha, onde acumulou elogios pelo bom trabalho que desenvolvia. Otimista, era muito quisto por seus companheiros de trabalho, tendo a simpatia como a sua principal característica. Deixa esposa e um casal de filhos.


aasassa
Topo