Volta para página inicial mande um e-mail para a SAP obtenha mais informações técnicas sobre o site

Página Principal

Conheça a SAP

Dirigentes

Estrutura Básica

Coordenadorias

Unidades Prisionais

Corregedoria

Ouvidoria

Escola (EAP)

Órgãos Vinculados

Penas Alternativas

Tecnologia (DTI)

Museu Penitenciário Virtual

Editais

Estatísticas

Imprensa

Reportagens Especiais

Notícias SAP

Entrevista do Mês

Clipping

Links

Fale com a SAP

 
Clique aqui para acessar
Clique aqui para acessar

Clique aqui para acessar a Fundação Vunesp

Este Website utiliza recursos Macromedia® Flash®
 
 

 

Diretora

Leda Maria Gonzaga

site:

http://www.eap.sp.gov.br

Endereço:

 

Escola da Administração Penitenciaria

Av. Gal. Ataliba Leonel, 656 - Santana

 

CEP: 02033-000 - São Paulo - SP

Por e-mail:

 

eap@eap.sp.gov.br

Por telefone:

 

Fone: (11) 2221-0316

 

Fax: (11) 2221-0319

 

Quem somos?

 

A Escola da Administração Penitenciária - EAP - é uma instituição que busca concretizar, de maneira sistemática, eficiente e atualizada, a formação e desenvolvimento de recursos humanos do Sistema Penitenciário de São Paulo.

Seus projetos apóiam-se em técnicas e conceitos pedagógicos atuais e adotam como diretrizes concepções modernas acerca de criminalidade e conduta criminosa levando em consideração os fundamentos básicos dos Direitos Humanos e da Cidadania.

A EAP estimula a produção de novas idéias e busca contribuições em outras instituições mantendo relações de intercâmbio técnico, cultural e científico com entidades de ensino e de pesquisa, não deixando, porém, de valorizar seu próprio potencial: a experiência de seus servidores, o que se concretiza no fato de que a maioria dos docentes da EAP são os próprios servidores do Sistema Penitenciário.

 

Breve histórico

 

A Escola da Administração Penitenciária teve sua origem na década de 60 e propunha-se a formar os servidores penitenciários de 11 unidades prisionais do Departamento dos Institutos Penais de São Paulo - DIPE.

A atribuição de formação foi passada ao Centro de Recursos Humanos da Administração Penitenciária - CRHAP, criado pelo Decreto nº 9.016, de 29 de junho de 1977, e teve sua esfera de ação ampliada com a transformação do DIPE em Coordenadoria dos Estabelecimentos Penitenciários do Estado - COESPE, em março de 1979.

Em 1993 foi criada a Secretaria da Administração Penitenciária - SAP, surgindo a Academia de Administração Penitenciária - ACADEPEN, no artigo 5º do Decreto nº 36.463, de 26 de janeiro de 1993, que organizou a Secretaria.

A organização e regulamentação da ACADEPEN ocorreram com o Decreto nº 38.424, de 07 de março de 1994, iniciando sua implantação em moldes adequados às novas perspectivas da política penitenciária.

Com o Decreto nº 45.177, de 08 de setembro de 2000, a Academia Penitenciária - ACADEPEN foi transformada em Escola da Administração Penitenciária - EAP, subordinada à Chefia de Gabinete da SAP.

O regimento interno da EAP foi aprovado pela Resolução SAP nº 101, de 20 de dezembro de 2002.

Finalmente, o Decreto nº 50.890, de 19 de junho de 2006 alterou a denominação da EAP para Escola da Administração Penitenciária “Dr. Luiz Camargo Wolfmann”.

 

Finalidades

 

A EAP tem como finalidade básica implementar a política de formação, capacitação e desenvolvimento do servidor penitenciário.

Também tem como finalidades:

  • Planejar e executar projetos de pesquisa na área criminal e da penalogia, ajustados às necessidades do sistema penitenciário

  • Desenvolver formas de cooperação e intercâmbio cultural e educativo com outras instituições

  • Proceder a avaliação de resultados de seu trabalho

  • Concorrer para seu constante aperfeiçoamento

  • Preservar a memória do Sistema Penitenciário

 

Organização

 

Para alcançar suas finalidades, a EAP está organizada em três centros:

  • Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Agentes de Segurança Penitenciária - CFAASP

  • Centro de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos - CECAD-RH

  • Centro Administrativo

 

Integram a EAP, vinculados à Diretoria Geral, a equipe de Assistência Técnica, o Corpo Docente e o Museu Penitenciário Paulista.

Os dois centros técnicos, CFAASP e CECAD-RH, têm como propósito atender à finalidade primeira da EAP: formação e aperfeiçoamento. Para tanto, realizam cursos e outras atividades, no intuito de oferecer ao servidor penitenciário as ferramentas teóricas e práticas que lhe permitam desenvolver suas funções administrativas, técnicas e de gestão, assim como os fundamentos e bases jurídicas de sua função e os conhecimentos básicos de seus direitos e deveres como servidor público.

 

Cabe ao CFAASP a realização de:

  • Curso de Formação Técnico-Profissional de Agentes de Segurança Penitenciária e de Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (obrigatório para o exercício da função)

  • Cursos de Aperfeiçoamento para Agentes de Segurança Penitenciária e Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária.

Cabe ao CECAD-RH a realização de:

  • Cursos de Capacitação de Dirigentes Técnicos e Administrativos

  • Cursos de Atualização e Aperfeiçoamento para Profissionais Técnicos e Servidores Administrativos

  • Cursos de Formação em Gestão de Organizações para o Sistema Penitenciário

  • Seminários e Palestras

  • Projetos de Pesquisa

 

Para preservação da memória do Sistema Penitenciário, com finalidade de natureza não só cultural, mas principalmente técnico-científica, a EAP mantém o Museu Penitenciário, no município de Araraquara.

Aprender e ensinar à partir de nossa própria história e da experiência daqueles que nos precederam. Para isso o acervo do Museu Penitenciário tem muito a contribuir como fonte de pesquisa, seja no material de caráter educativo ou na documentação histórica.

Enfim, a EAP tem como missão investir na educação continuada, como estratégia de desenvolvimento profissional e organizacional permanente, bem como estimular a postura de autodesenvolvimento dos servidores da SAP.

 

 

 

 
Política de Privacidade  I  Termos de Uso

Secretaria de Estado da Administração Penitenciária

Produzido por RMTECH®